segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Repensando estereótipos sobre representações raciais




Há alguns dias, num encontro sobre diversidade, vi a ilustração acima numa apresentação e fiquei surpresa, não pela imagem em si, afinal, já vi centenas de similares, fiquei surpresa porque a palestrante disse que a encontrou na internet como uma “atividade escolar para crianças”.

Curiosa, fui buscar a imagem para entender em que tipo de lugar era possível localizá-la. Encontrei em alguns blogs, dos quais escolhi citar apenas três.

O primeiro, de um professor cujo nome não vou mencionar, se intitula  “(nome do autor) Educando com você” e a chamada para a imagem é a seguinte: “Desenhos para Colorir (Libertação dos Escravos). Como sempre trago aqui sugestões de imagens para colorir ou usar nas mais diferentes atividades sobre o tema LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS. Essas imagens foram garimpadas da net.”

O segundo blog, que também leva o nome do autor (professor), tem a seguinte descrição: “Prioridade Educação + tem um pouco de tudo!” (sim, tem um sinal de + ali!). Neste blog, a chamada para “atividade” é a seguinte: “Abolição dos escravos - 50 atividades e desenhos”

O terceiro blog que gostaria de citar é o “(...) Doce Magia em Ensinar”, e a chamada é “DESENHOS PARA COLORIR – PROJETO ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS”.

Esses blogs têm milhares de acessos de um número muito considerável de seguidores

Agora, vamos refletir sobre a imagem acima.

Estamos em 2015! Não é possível que esses estereótipos ainda sejam disseminados nas escolas sem nenhum questionamento.


A propósito, os escravos não foram abolidos, o sistema escravocrata, a escravatura, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale lembrar, senhor ministro.

Em protesto silencioso, professores vencedores do prêmio Professores do Brasil,   erguem livro de Paulo Freire em foto oficial, com minist...